31 janeiro 2007

FERNANDO PESSOA E O MITO

Eu não sou grande conhecedor da poesia de Fernando Pessoa; e muito menos conheço pelo miúdo o que ele pensa dos mitos. Mas custa-me muito ouvir afirmações como aquela em que ele diz, na Mensagem, que «o mito é o nada que é tudo».
Como qualquer lenda, o mito é alguma coisa; e nalguns casos teve repercussões grandes na história. Mas, se ele é mais que nada, muito menos é tudo.
A gente tem dificuldades em entender o que ele quer anunciar com aquele primeiro «castelo», que é Ulisses. Que voltas que ele deu ao nosso brasão! Que mistificação a daquele livro! Para quê tanta coisa se, como vem no poema ortónimo Liberdade:

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Que venha ou não?

De resto foi o mesmo Fernando Pessoa que escreveu:

Mas eu não tenho princípios. Hoje defendo uma coisa, amanhã outra. Mas não creio no que defendo hoje, nem amanhã terei fé no que defenderei.

6 comentários:

Anónimo disse...

São opiniões. Enfim...

Anónimo disse...

um professor a dizer que fernando pessoa é um miúdo...
se afirma isto num blog que divulga junto dos seus alunos, qual a sua credibilidade?
por isso os alunos não conseguem aprender, porque os professores não cativam.
NÃO BASTA TER O ESTATUTO DE PROFESSOR, É PRECISO SABER SER...

Anónimo disse...

OMG!!!! Essa foi dríssima!!!!

José Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Ferreira disse...

Cara Prof.ª Teresa

Então eu chamei «miúdo» ao Fernando Pessoa? Não, não chamei.
Eu sou professor há mais de 30 anos e sei bastante bem o que digo.
O que nada me obriga é a gostar de um poeta como o dos heterónimos.
Cada vez me sinto menos pessoano - e nisto não estou só.

Anónimo disse...

pode sentir-se tudo aquilo que quiser. pode. mas realmente divulgar este blog junto dos seus alunos...