12 fevereiro 2007

REIVINDICAÇÃO

A Esquerda, que se apropriou do 25 de Abril, anda a fazer uma lavagem ao cérebro das pessoas. E as pessoas acham graça, pois ela diz-lhe o que elas querem ouvir.
Até já aceitam que as mães matem os seus filhos!
Como professor de Português do Secundário, creio que é notória nos programas a falta de pluralidade ideológica de propostas de leitura! É uma e mesma continuada cartilha.
Para o que não quer encaixar-se, faz-se uma selecção ajustável ao modelo ou imagina-se um interpretação apropriada.
Perante isto, é indispensável uma postura muito crítica para denunciar o que não presta, para exigir uma visão mais ampla e plural do fenómeno literário. É preciso dizer que não presta ao que não tem préstimo. E há tanta coisa que não presta!
Uma consequência disto são os maus-tratos que recebe o patriotismo, hoje reduzido ao fanatismo futebolístico. Querendo ajustar tudo ao modelo esquerdista sem raízes no nosso passado, que fica dele? A sua ridicularização continuada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro José Ferreira,
pois o que será o patriotismo? Não será uma espécie de ser fã por fatalismo? Ninguém tem culpa de nascer onde nasce. Só é patriota quem quer, ou quem é cego o suficiente.

Anónimo disse...

ou quem é pago o suficiente, caro bettencourt.

estou indignada. indignada, profeesor josé ferreira. não tenho sequer vontade de o denominar de profeesor. um cidadão formado que tem como principal funçao FORMAR JOVENS ter uma cabeça assim tão (permita-me e desculpe-me o abuso) quadrada e retrógada...

quanto ao aborto, eu, enquanto mulher, julgo que o senhor não tem qualquer direito de votar numa decisão minha. minha. e quanto muito do pai de um filho MEU. de qualquer forma ja ultrapassamos este assunto, graças a deus. o sim, ainda que lutando contra uma nesta abstenção ganhou.

quanto ao 25 de abril e aos seus filhos... por favor, senhor professor. e vivia-se bem em tempos de guerras umbigais em "colónias"? vivia-se bem num fascismo porco de medo, de terror, de fado imposto? professor, seja um homem do seu tempo.

eu amo o meu pais e considero uma sorte cá ter nascido (pela visão do professor bettencourt deus atira-nos para cá à fisgada, eu n concordo) mas não confunda patriotismo com nacionalismo cego.

Anónimo disse...

só mais uma coisa, professor... se nós, esquerda, fizessemos lavagens cerebrais não seriamos de esquerda... ainda assim, se pudessemos e fizessemos, não existiriam no mundo pessoas capazes de dizer, perdoe-me, as alarvidades que o senhor diz.