22 março 2007

A BEATA ALEXANDRINA E A EUCARISTIA

Uma vez, não há muito tempo, um bispo bracarense, professor universitário, veio a Balasar. Na altura da homilia, dirigiu-se à assistência apoiado num texto escrito. Concluiu a alocução com a leitura do Hino aos Sacrários da Alexandrina. No final da Eucaristia, um sacerdote comentou com ele: «Sabe, Sr. Bispo, qual foi o momento melhor da sua homilia? Foi quando citou a Beata Alexandrina». Eu também lá estava e sei que foi mesmo assim.
Os escritos da Beata Alexandrina são muitas vezes duma qualidade que nos deixa espantados, sabendo que a sua instrução escolar era tão limitada.
No Sítio Oficial, há uma página Mensal (http://alexandrinabalasar.free.fr/pagina_mensal.htm) onde se vem a apresentar um pequeno livro, preparado na Itália; está a ser traduzido para umas seis línguas. Da página do próximo mês, deixo aqui algumas citações. Fala Jesus:

Longe do Céu, longe de Jesus está todo aquele que está longe do sacrário.
Eu quero almas, muitas almas verdadeiramente eucarísticas.
O sacrário, o sacrário, oh, se fosse bem compreendido o sacrário!
O sacrário é a vida, o sacrário é o amor, o sacrário é a alegria e a paz.
O sacrário é lugar de dor, é lugar de afronta e lugar de sofrimento:
O sacrário é desprezado.
O Jesus do sacrário não é compreendido! S (11-09-53)

Minha filha, minha filha, luz e estrela eucarística, (...)
Escolhi-te como vítima para tu continuasses a minha obra de redenção.
Pus no teu coração o amor, o amor louco pela Eucaristia.
É graças a ti, é à luz de este fogo que tu deixaste acender que muitas almas, guiadas por esta estrela escolhida por mim, transportadas do teu exemplo, se transformarão em almas ardentes, em almas verdadeiramente eucarísticas.
Pobre mundo, sem a Eucaristia! Pobre mundo, sem as minhas vítimas, sem hóstias imoladas comigo continuamente!
Eu quero, minha filha, diz que eu quero um mundo novo, de pureza, um mundo todo eucarístico. S (05-01-52)

Diz às almas que Me amam que vivam unidas a Mim durante o seu trabalho.
Nas suas casas, seja de dia seja de noite, ajoelhem-se muitas vezes em espírito e de cabeça inclinada digam:
“Jesus,
Eu Vos adoro em todo o lugar onde habitais sacramentado;
Faço-Vos companhia pelos que Vos desprezam,
Amo-vos pelos que não Vos não amam;
Desagravo-Vos pelos que Vos ofendem.
Jesus, vinde ao meu coração!”
Estes momentos serão para Mim de grande alegria e consolação.
Que crimes se cometem contra Mim na Eucaristia! S (02-10-48)

Algumas pessoas acharão de lamentável ingenuidade que faça estas citações. Para esses, hei-de falar aqui um dia do que foi o jejum da Alexandrina.

Sobre a imagem: a fotografia da Alexandrina acima integra um conjunto em que foram fotografadas várias pessoas; foi tirada na Trofa quando um dia ela ia a caminho do Porto. Tem a particularidade de a Beata estar sentada, o que é caso quase único. Até há pouco esta fotografia era desconhecida em Balasar.
O S, seguido de uma data, no fim das c itações, é abreviatura de Sentimentos da Alma, um volumoso diário da Alexandrina; talvez umas 3.000 páginas A4 dactilografadas, não menos.

Sem comentários: