11 março 2007

UM HERÓI N’OS LUSÍADAS

Heróis d’Os Lusíadas serão Vasco da Gama, o seu irmão, Veloso, Vénus e alguns mais. Este a que me refiro vem lá quase por citação; por isso, estando no poema, nem propriamente personagem dele é. Chama-se Paio Peres Correia. Quem o traz à colação é Paulo da Gama, falando para o Catual de Calecute, no canto VIII, estâncias 25-26. Veja-se:

Olha um Mestre que dece de Castela,
Português de nação, como conquista
A terra dos Algarves, e já nela
Não acha que por armas lhe resista.
Com manha, esforço e com benigna estrela,
Vilas, castelos, toma à escala vista.
Vês Tavila tomada aos moradores,
Em vingança dos sete caçadores?

Vês, com bélica astúcia ao Mouro ganha
Silves, que ele ganhou com força ingente:
É Dom Paio Correia, cuja manha
E grande esforço faz enveja à gente.


Dentre as personalidades portuguesas que tenho estudado, foi esta uma daquelas a quem mais tempo dediquei; o caso também não é para menos. Conquistador do Algarve, como acertadamente ensina Camões, conquistou muitas mais terras à moirisma quer em Portugal quer sobretudo no Sul da Espanha, onde actuou em companhia do futuro rei Afonso X, principalmente portanto às ordens de Fernando o Santo.
As façanhas de Paio Peres Correia tornaram possível a D. Branca de Almeida Garrett; é também o protagonista de El Sol Parado de Lope de Veja (obra que não conheço); existe ainda uma outra produção literária espanhola sobre esta figura.
Na Enciclopedia Universal Ilustrada Europeo-Americana, escreve-se a respeito de Paio Peres Correia:

Fantasías aparte, es innegable que su nombradía se asienta en una vida militar llena de gloriosos hechos, como lo demuestra el que se le confiase el mando del ejército español en aquel período verdaderamente heroico de la Reconquista.
Fue Gran Maestre de la Orden de Santiago y tanto los monarcas portugueses como los castellanos, se disputaran el honor de tenerle à su servicio.

Sobre as imagens: a de cima – uma rosácea sexfólia – pertenceu à igreja paroquial da terra natal de Paio Peres Correia, onde portanto ele terá sido baptizado; a de baixo é fragmento dum documento de Afonso X: no final da sua segunda linha lê-se o nome «Pelay Perez, maestro de la Orden de la Cavalleria de Santiago», que é Paio Peres Correa.
Se se clicar sobre as imagens, elas são editadas no seu tamanho de origem.

Sem comentários: